Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

sábado, 9 de abril de 2011

Cuidados com a voz durante o inverno

Para manter as cordas vocais saudáveis no inverno, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar que dores de garganta, rouquidão e demais problemas ligados a voz, comuns nessa época, não pegue ninguém desprevenido.
Afinal, 70% dos empregos dependem diretamente da voz, além dos profissionais que trabalham com a voz estética.

Assim como as pessoas, a voz acontece de modo diferente em cada pessoa e responde de modo diferente as reações corporais.
Outro fator que também pode sofrer alterações, de acordo com a temperatura, é a resistência corporal:

"Nosso inverno é seco obrigando a respiração a se tornar mais nasal, o que é ótimo,uma vez que o nariz realiza o processo de filtragem (lembrando que no tempo seco, partículas de poeira ficam no ar). Por isso, é preciso deixar a região do trato laríngeo úmida e hidratada, tomando água com certa freqüência, o que já ajuda a manter a saúde vocal em dia. Dessa forma, evita-se o ressecamento confundido geralmente com gripe, fazendo com que a pessoa tome remédios erroneamente. Assim que aparecem os primeiros sinais, o ideal é procurar um médico".

Outra dica importante é em relação ao aquecimento corporal:
"Agasalhar o corpo de forma a protegê-lo e não sufocá-lo para que se possa trabalhar com naturalidade".

No que diz respeito ao volume da voz, é importante que não se atinja altos decibéis:
"Uma voz bem trabalhada e educada não requer esforço, portanto, recomenda-se não gritar, até porque, como o ar está mais frio a possibilidade de irritação da região afetada é ainda maior".

Bebidas como chá, café, capuccino e outras podem ser ingeridas, mas não "pelando" como recomendam os avós:
"O líquido quando está em alta temperatura agride a mucosa da boca, trato laríngeo e tudo o mais. Essas bebidas devem ser degustadas em temperatura amena (morna) e devagar. Evite bebidas derivadas de leite antes do uso da voz, elas aumentam o esforço vocal por serem muito densas e demoram a se desgrudar das paredes das vias de acesso que também são usadas, como vibração, na voz".

Já em relação a bebidas alcoólicas, o cuidado deve ser redobrado:
"É importante que vinho, conhaque e outros não sejam ingeridos antes do uso profissional da voz porque o álcool resseca e seu alivio muscular é somente temporário, além disso, esse hábito pode gerar problemas futuros. Portanto, os cuidados são simples e básicos. Não é necessário nenhum sacrifício. Apenas bom senso".

Saiba Mais
1. Evite
-Bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos
-Fumaça;
-Poeira e pó de giz
-Tosse e pigarrear
-Bebidas e comidas fervendo ou muito geladas
-Gritar (reserve o grito para emergências e pedir socorro);

2. Em situação de Gripes ou resfriados:
-Se estiver rouco procure fazer repouso vocal (ficar em silêncio);
-Não sussurre, pois o sussurro força ainda mais as pregas vocais.
-Não se automedique nem use pastilhas. Procure um médico.
-Faça inalação somente com soro fisiológico (ou nebulização caseira com água quente, sem adicionar medicamentos ou aroma).

3. Alimentação saudável:
-Mantenha-se em forma e faça uma alimentação saudável.
-Beba bastante água, pois ajuda a lubrificar as pregas vocais.

4. Para uma boa projeção vocal:
-O corpo deve estar relaxado e bem posicionado, com o peso do corpo distribuído igualmente sobre os pés.
-O queixo paralelo ao solo e as vias respiratórias desobstruídas.
-A expressão corporal também auxilia na emissão da mensagem.
-Evite roupas apertadas, principalmente no torso e pescoço.

ENTENDA UM POUCO SOBRE O SISTEMA FONATÓRIO:
O nariz é o órgão preparado, por sua anatomia, para aquecer, umidificar e filtrar o ar que vai para os nossos pulmões. Por isso apesar de respiração bucal ser a que capta a maior quantidade de ar, não é a mais saudável. A respiração correta é a abdominal (usando o músculo diafragma), sem movimentação dos ombros.

Quanto mais utilizamos a voz maior deve ser a hidratação para a reposição de saliva. A hidratação pode ser feita pela umidificação do ambiente, inalação direta de vapor, beber água e repirar pelo nariz.
Evite "choque térmico" nas pregas vocais; tome líquido em pequenos goles, devagar, mantendo-o um pouco na boca para "estabilizar" a temperatura antes de engolir.

Música para todos
Diferente do que muitos acreditam, aula de canto não se limita apenas para quem usa a voz com finalidade estética, mas também aos que utilizam as cordas vocais constantemente como professores, vendedores, comentaristas, palestrantes, pregadores, atendentes de telemarketing e tantas outras ocupações que obrigam as pessoas a variar a voz em tons e timbres constantemente e que se revestem de mitos numa tentativa de se poupar do desgaste sofrido, devido à falta de conhecimento técnico. Portanto, é preciso em primeiro lugar usá-la corretamente.