Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

sábado, 30 de abril de 2011

Fonoaudiologia Estética pode evitar rugas e sinais de expressão



Fonoaudiologia Estética ou Ginástica Facial ou ainda Musculação facial.
Essa nova especialidade é recomendada para mulheres e homens a partir dos 30 anos que queiram prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento precoce.

Imagine prevenir ou até mesmo atenuar o efeito daquelas ruguinhas ou marcas de expressão indesejáveis sem aplicar cremes ou botox?
Pois é, isso já é possível graças a fonoaudiologia estética, um novo tipo de tratamento apelidado de musculação da face onde o paciente exercita, alonga e relaxa a musculatura.

"Hoje em dia as pessoas só se preocupam em manter a forma somente do pescoço para baixo. Elas se esquecem que o rosto é o seu cartão de visitas".

A contração exagerada dos músculos é responsável pelo aparecimento das marcas ao redor da boca.
A tensão muscular marca e pele e, conseqüentemente, facilita o aparecimento das rugas.
Mas ao mesmo tempo, algumas regiões deixam de ser trabalhadas porque mastigamos, respiramos, engolimos ou até falamos errado.

"O grande objetivo das sessões de Fonoaterapia Estética é harmonizar o rosto, aumentando ou ativando certos músculos por meio do alongamento ou relaxamento facial".

O tratamento é indicado para mulheres e homens a partir dos 30 anos.
"Também é indicado para as pessoas mais velhas que queiram diminuir rugas ou linhas de expressão ou até mesmo para complementar o tratamento dermatológico ou plástico".

Antes de iniciá-lo, o profissional faz uma avaliação com análise dos movimentos faciais do paciente em frente ao espelho.
Durante a avaliação, é comum descobrir linhas de expressão da testa nas quais estão diretamente relacionadas a sentimentos de preocupação ou raiva.

A fonoaudióloga também faz um verdadeiro check-up dos hábitos alimentares.
É comum encontrar pessoas que emagreceram rápido ou que consomem somente alimentos pastosos, o que facilita a flacidez da pele.
Por meio dessa análise também são diagnosticadas doenças de pele ou respiratórias, como, por exemplo, a sinusite.

"Ela pode influenciar no tratamento, por isso, ele deve ser feito em conjunto com dermatologistas e outros profissionais".

O tempo médio para o tratamento varia de 12 a 20 sessões.
São realizados exercícios no consultório e o restante é feito em casa conforme com as recomendações da fonoaudióloga.

"Os exercícios devem ser realizados em casa todos os dias, para se obter resultado eficiente. Principalmente os de relaxamento e alongamento dos músculos".
Após duas semanas ou 1 mês, a manutenção deve ser feita e repetida no intervalo de três meses. Depois de aprendidas, essas técnicas acabam sendo incorporadas ao cotidiano das pessoas.

Veja alguns movimentos que podem causar o envelhecimento precoce:

Sucção:
Está diretamente relacionada com a respiração e mastigação. O desvio nessas áreas pode causar flacidez na face. Comum em fumantes.

Respiração:
A forma errada como respiramos pode trazer alterações em toda face, principalmente, na região das maçãs do rosto e nariz.
Pessoas com rinite, que respiram pela boca precisam também de tratamento médico.

Fala:
É relacionada com linhas ao redor dos lábios, olhos e testas. Quem faz caretas ou franze a testa ao falar pode causar essas marcas de expressão.

Benefícios da Fonoaudiologia Estética:

- Fortalece e sustenta a face;
- Harmoniza o estético e o funcional;
- Aumenta a oxigenação e vascularização da pele;
- Define o contorno do rosto
- Melhora a tensão e rugas entre as sombrancelhas;
- Aumenta a distancia entre os olhos e sombrancelhas;
- Suaviza os vincos das face;
- Suaviza linhas de expressão e atenua as rugas;

- Atenua ou elimina sulcos,papadas, flacidez,rugas e marcas de expressão
- Minimiza ou elimina as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas;
- Equilibra as forças musculares da face e pescoço;
- Proporciona a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais;
- Adequa à postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.

Dicas:
- Sorria sempre que puder: O trabalho realizado pelos músculos durante o sorriso garante maçãs do rosto mais definidas e evita a flacidez nas laterais do queixo;
- Procure ingerir falimentos consistente: mastigue dos 2 lados alternadamente, mantendo o equilibrio e a força muscular, evitando flacidez;
- Limpar e hidratar o rosto com movimentos vigorosos de baixo para cima, e do meio para as laterias aumenta a circulação sanguinea e permite que os nutrientes sejam melhor absorvidos, tornando a pele mais bonita e saudável;
- Praticantes de esportes de impacto (corrida, jumpping ou ate mesmo caminhada), devem aprender a contrair a musculatura da face durante essas práticas evitando a flacidez;
- Banhos muito quentes e sauna relaxam os músculos mas causam flacidez e rugas.
- Em casos de cirurgia bariátrica (redução do estômago), o fonoaudiologo auxilia o paciente antes e depois da cirurgia, orientando sobre a forma correta de mastigar e deglutir os alimentos, assim também como meio certo de respiração, reorganizando toda a musculatura.

As Etapas da Fonoterapia Estética:
O trabalho Fonoaudiológico consiste primeiramente numa triagem e anamnese oferecida ao paciente, onde serão passadas várias orientações quanto ao funcionamento ideal da musculatura facial, higienização e cuidados.

Em seguida o paciente passa pela Avaliação Fonoaudiológica a fim de verificar o funcionamento muscular e sua relação direta com as funções estomatognáticas( respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala) além de prevenir e identificar o aparecimento de rugas em decorrência dos excessos de expressividade facial que possam marcar a pele e hábitos posturais inadequados.

Realizada a Avaliação, o terapeuta ( Fonoaudiólogo) fará o planejamento terapêutico, no qual este consistirá das seguintes etapas:
- limpeza da pele e hidratação;
- conscientização da importância da musculatura bem trabalhada na estética facial;
- fortalecimento e adequação muscular no funcionamento das estruturas que compõe as funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala);
- exercícios musculares faciais gerais;
- exercícios musculares faciais específicos e individuais;
- massagem facial ativa;
- manutenção muscular diária, em casa (tornar hábito);
- estimulação de pontos motores de face objetivando melhor tonificação muscular;
- massagem passiva com trabalho de relaxamento muscular facial;
- drenagem facial e corporal manual pré e pós cirúrgica.

O grande objetivo da Fonoaudiologia Estética consiste em realizar um trabalho de tonificação ou em alguns casos, de soltura da musculatura facial a fim amenizar e suavizar expressões faciais prevenindo ou reduzindo o surgimento de rugas e marca de expressões consideradas inadequadas de acordo com a idade do paciente e outras características a serem consideradas.

A Fonoaudiologia Estética vem complementar o tratamento dermatológico e plástico que o paciente está sendo submetido ou submeteu-se por algum período.