Um super "Olá" à todos que visitarem esse Blog!...

Seja bem vindo(a) ao Blog Fonoaudialogando!
Aqui pretendo divulgar a Fonoaudiologia e outros assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida.
Exponho um pouco do que sei e pratico, e também procuro repassar o que adquiro nos cursos que realizo.
Exponho também uma coletânea de textos de diversos sites(resultado das "viagens" que faço pelo mundo virtual e literário, estudando, lendo, pesquisando o que há de recente e interessante no mundo da Fonoaudiologia).
O corpo humano é uma máquina maravilhosa porém necessita de todo cuidado a fim de se preservar as suas capacidades e depende exclusivamente do meio ambiente em que está inserido.

sábado, 30 de abril de 2011

Manobras de Remodelação Facial

A Fonoterapia aplicada na Estética Facial, revigora a musculatura da face, reduz a tensão excessiva dos músculos (marcas de expressão) buscando equilíbrio, simetria e proporção nos traços do rosto.














Manobras de modelação orofacial e estimulação de zonas motoras da face (recursos técnicos do Conceito Castillo Morales) para equilibrar o tônus muscular dos ombros, pescoço e face e preparar a musculatura para os exercícios e as funções que serão trabalhadas em seguida em Fonoterapia Estética.

As técnicas de Castilo Morales empregadas nas fotos são:
- Regulação Orofacial: Calma Motora;
- Manobra base da cintura escapular
- Manobra base da musculatura cervical
- Manobras para regulação e modelação facial
- Estimulação da zona motora do nariz
- Estimulação da zona motora dos lábios
- Manobras para regulação e modelação facial

Dicas importantes:
-->Manter uma boa hidratação diária ajuda a manter a saúde da pele, dos músculos, da voz e do funcionamento do corpo como um todo.

-->Beba um copo de água a cada hora acordada!

-->Alimentação saudável e equilibrada é fundamental para uma boa saúde da pele, dos músculos, do organismo como um todo.

-->A mastigação equilibrada é um poderoso exercício diário. Mastigue com os dentes molares e bilateralmente.

-->Mastigar de um lado só pode causar assimetrias faciais.

-->Quando há dor ou desconforto nos músculos ou na articulação da mandíbula, seja para mastigar ou para falar, consulte um fonoaudiólogo e um dentista.

-->A fala e as expressões faciais movimentam os músculos da face. Manter estas funções harmoniosas também são ótimos exercícios diários para manter a musculatura saudável.

-->Tensões, compensações ou uso excessivo de algum músculo podem acarretar assimetrias e/ou marcas de expressão desnecessárias ou precoces.

-->Dificuldade para engolir alimentos, pode ser uma dificuldade muscular ou sintoma de alguma doença. Converse com o fonoaudiólogo e com o médico.

-->A má postura pode interferir no posicionamento da cabeça que, por sua vez, interfere na postura da mandíbula e funções orofaciais. Corpo e face ficam prejudicados.


-->Hábitos como fumar, morder as bochechas, roer unhas, morder objetos, entre outros, podem trazer prejuízos para os dentes, para a articulação da mandíbula (ATM-articulação temporomandibular) e para a face (dor, desconforto, marcas desnecessárias, função alterada...).

-->Próteses mal adaptadas ou com mais de cinco anos sem ajuste, pode interferir na saúde orofacial.

-->Piercings intra-orais modificam a dinâmica muscular. Além dos riscos à saúde (por ser um meio altamente infeccioso), altera a fala, a mastigação e a deglutição, pode haver perda da sensibilidade da língua e marcas de expressão provocadas pelo desequilíbrio da função muscular.

-->Todo tratamento odontológico que modifica o posicionamento dentário (uso de aparelhos ortodônticos, troca ou colocação de próteses, implantes dentários etc) interfere nas funções orofaciais. Antes e após a conclusão do tratamento, faça uma avaliação fonoaudiológica – isto pode prevenir problemas orofaciais futuros.



(Fonte: http://www.fonoaudiologiaemestetica.com.br).